Escola Municipal Norberto Schwantes
Salas Anexas
Escola Estadual Terra Nova
PROJETO PISCICULTURA: APRENDENDO COM A REALIDADE
Professora: Kelin Cristina M. Pommer
Terra Nova do Norte – MT
Março de 2012
Introdução:
A piscicultura é um dos ramos da aqüicultura, que se preocupa com o cultivo de peixes, bem como de outros organismos aquáticos que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, transformando-se numa indústria que movimenta milhões de dólares em diversos países, sendo que a carne de peixe é a mais consumida no mundo, porem no Brasil está em penúltima colocação, perdendo para: aves, bovinos e suínos.
Por se tratar de uma atividade que utiliza pouca mão de obra, a piscicultura nos açudes e represas não conflita com as demais atividades desenvolvidas em uma propriedade. Pelo contrario é um complemento muito proveitoso, dado que tem característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal, portanto, as propriedades agrícolas providas de açudes apresentam um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade e a custos baixos.
Infelizmente nosso município ainda não disponibiliza os suportes necessários para a prática da piscicultura, apesar de a região apresentar boas condições climáticas e hídricas para essa atividade e também pessoas dispostas a se empenhar nesse ramo. O incentivo é grande, porem o auxilio técnico é fraco e isso prejudicou aqueles que acreditaram e investiram, por outro lado, devemos considerar que essa atividade é recente na comunidade e a possibilidade de assistência técnica qualificada e principalmente mercado para o pescado é algo que ainda pode ser implantado no município, afinal, é mais uma alternativa para o produtor e também renda para o município, além de reduzir um problema notório da região que é o êxodo rural.
A piscicultura é uma atividade que vem ganhando espaço significativo na comunidade, porem há certa carência de informações aos piscicultores, o que tem acarretado em prejuízos aos mesmos. Por se tratar de uma realidade da comunidade, os alunos do 2° ano do ensino médio começaram a questionar os problemas que os piscicultores estavam enfrentando, essa curiosidade dos alunos resultou na idéia de um projeto de pesquisa para conhecer e compreender o processo de criação de peixes em cativeiro.
Justificativa
A piscicultura é uma atividade que vem ganhando espaço significativo na comunidade, porem há certa carência de informações aos piscicultores, o que tem acarretado em prejuízos aos mesmos. Por se tratar de uma realidade da comunidade, os alunos do 2° ano do ensino médio começaram a questionar os problemas que os piscicultores estavam enfrentando, essa curiosidade dos alunos resultou na idéia de um projeto de pesquisa para conhecer e compreender o processo de criação de peixes em cativeiro.
Objetivo geral
Buscar informações para o esclarecimento dos vários problemas ocorrentes nas produções da comunidade, bem como o processo completo de criação de peixes em cativeiro, de modo que esse trabalho possa enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos despertando seu senso critico e sua sensibilidade para a valorização do lugar onde vive, compreendendo as varias alternativas econômicas que o campo oferece.
Objetivo especifico
Avaliar as questões econômicas, ou seja, investimentos e lucratividade com relação a piscicultura;
Conhecer os processos necessários para a implantação de um viveiro;
Conhecer as formas de tratamento e cuidado de um viveiro;
Avaliar e comparar os impactos ambientais provenientes da piscicultura com outras atividade agropecuárias;
Identificar os preços dos alevinos de acordo com a espécie;
Conhecer as principais espécies criadas na região;
Compreender o processo de manipulação das matrizes em laboratório;
Aprender a valorizar o local onde vive;
Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo o pensamento critico, através da busca de soluções alternativas para os problemas.
Metodologia
O projeto será realizado de acordo com as curiosidades e interesse dos alunos, de modo que isso envolve pesquisas na internet, pesquisas a campo, tudo registrado em um caderno de campo providenciado pelos alunos, ou seja, cada aluno tem o seu caderno de campo. As visitas e entrevistas, bem como todas as outras fases do projeto serão registradas através de fotos. Serão previstas no cronograma de atividades, visitas em propriedades de piscicultores e laboratório de manipulação de matrizes, também haverá a oportunidade de os alunos juntamente com a comunidade participarem de um curso de PISCICULTURA oferecido pelo SENAR, com certificação. Todas as informações colhidas no decorrer do projeto serão apresentadas para a comunidade escolar em forma de slides elaborados pelos alunos.
Cronograma
07/03/2012 – Criação do projeto;
13/03/2012 – Discussão sobre os objetivos do projeto;
20/03/2012 – Discussão a respeito do curso oferecido pelo SENAR;
26/03/2012 – Elaboração de um questionário para visita há propriedade do Sr. Celso em Guarantã do Norte;
02/05/2012 – Visita a propriedade do Sr. Celso;
15/05/2012 – Elaboração do questionário para visita ao laboratório de manipulação de manipulação de matrizes em Guarantã do Norte;
30/05/2012 – Visita ao laboratório de manipulação;
06/08 a 10/08/2012 – Participação do curso de piscicultura oferecido pelo SENAR (serviço nacional de aprendizagem rural).
14/08 a 09/10/2012 – Elaboração de slides com todas as informações adquiridas no decorrer do projeto;
10/10/2012 – Apresentação dos slides;
16/10/2012 – Avaliação geral do projeto.
ANEXOS
Propriedade do Sr. Celso, em Guarantã do Norte – MT
Propriedade do Sr. Celso, em Guarantã do Norte – MT
Propriedade do Sr. Celso, em Guarantã do Norte – MT
Alunos do 2° ano entrevistando o Sr. Celso (Piscicultor).
Alunos do 2° ano entrevistando o Sr. Celso (Piscicultor).
Visita ao laboratório de manipulação de matrizes em Guarantã do Norte – MT, proprietário Sr. Willyans.
Visita ao laboratório de manipulação de matrizes em Guarantã do Norte – MT, proprietário Sr. Willyans.
Visita ao laboratório de manipulação de matrizes em Guarantã do Norte – MT, proprietário Sr. Willyans.
Visita ao laboratório de manipulação de matrizes em Guarantã do Norte – MT, proprietário Sr. Willyans.
Matrizes utilizadas para manipulação
Matrizes utilizadas para manipulação.
Participação dos alunos juntamente com a comunidade do curso de Piscicultura (SENAR), ministrado pelo zootecnista Willys Martins.
Material utilizado no decorrer do curso.
Participação dos alunos juntamente com a comunidade do curso de Piscicultura (SENAR), ministrado pelo zootecnista Willys Martins.
Participação dos alunos juntamente com a comunidade do curso de Piscicultura (SENAR), ministrado pelo zootecnista Willys Martins.
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram.
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram.
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram.
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram – (Tanque em rede)
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram – (Tanque em rede)
Aula prática do curso – visita a usina hidrelétrica de Guarantã do Norte Eletram.
Elaboração dos slides do projeto.
Elaboração dos slides do projeto.
Elaboração dos slides do projeto
Apresentação dos slides.
Apresentação dos slides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário