segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto de Campo Experimental

Fotos Projeto PAIS ( Programa Agroecológica Integrada e SustentávelPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE – MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL NORBERTO SCHWANTES
EDUCAÇÃO DO CAMPO


Projeto de Campo Experimental



O projeto será desenvolvido com os alunos da Escola, a fim de trabalhar conhecimentos científicos a cerca de um campo experimental envolvendo todas as áreas do conhecimento. Sob a orientação do Prof Tiago Antonio Gomes de Araújo na Área de Ciências Agrárias.



TERRA NOVA DO NORTE – MT
FEVEREIRO DE 2011



INTRODUÇÃO

No processo pelo qual o mundo vem passando, precisamos nos aprimorar o quanto antes com relação a nossa sobrevivência, ou seja, temos que nos adequar as regras que a vida nos impõe.
Portanto nos profissionais da educação através dos nossos conhecimentos, argumentos e possibilidades em intervir, talvez seja possível organizar uma estrutura de experiência, a qual no futuro será como referência aos demais que tiverem vontade de fazer parte de uma atividade que visa melhorar a qualidade de vida.

Para tal ser visível, ela necessita de uma abrangência das áreas de conhecimento, pois cada uma dela terá seu papel a desempenhar.

JUSTIFICATIVA
Visando amenizar os impactos ambientais da agricultura convencional, a agroecologia vem consolidar um paradigma alternativo que forneça base técnico cientifico para a superação da crise sócio-ambiental da agricultura, agindo de forma integrada as dimensões ecológicas, sócio e econômica envolvida no processo de desenvolvimento.
Dentro esta perspectiva, a agricultura familiar apresenta uma diversidade de formas de inserção produtiva dos membros da família é visível uma vez que todos estão ligados ao trabalho. Nesse processo, há uma maior aproximação da família ao mercado de trabalho e assim uma situação de oferta e valorização da terra, do trabalho e da renda agrícola, contudo ganhando inclusive a identidade social do agricultor.
Para que possam desenvolver seu papel, o ser humano, buscara na economia solidária uma forma de inserção da entrada no ser humano e não capitalista, ou seja, associativa e cooperativista.Assim sendo ela procura unir a agricultura familiar e a agroecologia de maneira a tornar o processo de envolvimento social, econômico, político, ecológico e cultural.
Tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável. Portanto, nesse sentido faz se necessário o papel do ensino de Ciências Agrárias na construção participativa para o desenvolvimento sustentável.
OBJETIVO GERAL
Mostrar à comunidade escolar que não é necessário um grande espaço, mas o mesmo deve ser aproveitado de maneira que haja uma maior variedade possível de culturas a serem cultivadas naquele espaço, pois é necessário conhecer quais são adequadas para tal situação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar a diversidade de culturas possíveis a serem cultivadas;
Aprimorar a qualidade de vida da sua família e comunidade;
Possibilitar a sustentabilidade e a comercialização dos produtos gerando renda para a sua família;
Assistir o crescimento ecológico em nossa comunidade;
Transformar lugares ociosos, com relevância ao bem estar;
Incentivar a produção orgânica entre os agricultores;
Valorizar o trabalho dos agricultores junto à sociedade;
Enriquecer a merenda escolar.

DESENVOLVIMENTO
O projeto teve seu início no mês de março de 2011, sendo que o mesmo contará com a participação de todos os alunos e professores da respectiva escola, fazendo assim, relação entre prática e teoria. Pois para a sua realização, as áreas do conhecimento deverão estar integradas, uma vez que cada uma tem papel importante no processo.
Dentro da realidade local acontecerá a formação de alunos e professores com referência ao projeto PAIS (Programa Agroecológica Integrada e Sustentável), onde os professores usarão o projeto para aprimorar os conteúdos mínimos exigidos pela matriz curricular e parâmetros curriculares nacionais durante as aulas teóricas.
Com relação à parte prática esta acontecerá nas aulas de Ciências Agrárias onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois se trata de um trabalho interdisciplinar.
Para a execução do trabalho serão utilizados diversos recursos como: trena, sementes, mudas, adubo orgânico, ferramentas e outros materiais que se fizeram necessários. Para que os alunos possam ter maior rendimento com relação às atividades os professores levarão para sala de aula os assuntos vistos em campo como: localização geográfica, fonema, legislação ambiental, tipos de solos, origem da palavra, espécies de plantas da região adequadas a nossa região, cálculo de área, classe gramatical, porcentagem, vegetação/clima, normas da língua portuguesa, fontes de renda, êxodo rural, diversidade textual, fontes de alimentos, erosão do solo, mapas, medidas de comprimento, formas geométricas, movimentos sociais, políticas sociais, poluição ambiental e outros mais que surgirem no andamento do trabalho.

RESULTADOS ESPERADOS
Com a realização deste projeto, buscamos mostrar aos alunos e a comunidade em geral que a médio e longo prazo é possível desenvolver um projeto de conscientização, que passe a fazer parte do grupo em que a natureza e ser humano possam viver em harmonia, ou seja, que ambos tenham vida digna.

Fotos Projeto  PAIS ( Programa Agroecológica Integrada e Sustentável)

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