Momento de visualização dos estados físicos da água. |
ÁGUA
TERRA NOVA DO NORTE, AGOSTO DE 2010
TERRA NOVA DO NORTE - MT
ESCOLA MUNICIPAL NORBERTO SCHWANTES
OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUA CONSERVAÇÃO
ORIENTADORA: ELENIR FANIN
CURSISTA: SOLANGE TAVARES DOS SANTO SILVA
1º ANO ENSNO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
TERRA NOVA DO NORTE, AGOSTO DE 2010
OBJETIVO GERAL
Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre a água, seus estados, características e transformações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Adquirir o espírito de observação;
· Reconhecer que todos os seres vivos necessitam da água para viver;
· Relacionar as diversas formas de utilização da água;
· Estimular o desenho e a escrita;
· Desenvolver a oralidade e a socialização;
· Observar na prática os estados físico da água;
· Citar as diversas utilidades da água;
· Identificar os estados físicos da água no ambiente natural;
· Formar hábitos adequados de utilização da água de seu ambiente;
· Distinguir água potável e água poluída.
JUSTIFICATIVA
Sabendo se que a água é um recurso essencial para a vida; Sendo necessário a preservação da mesma; Pois a vida só se tornou perceptível, após o aparecimento da água.
No início do ano letivo de 2010 procurei incentivar os meus alunos do 1º ano do ensino fundamental de 9 anos, a trazerem sua garrafinha de água para sala de aula, com a finalidade de mantê-los na sala; Mas em maio do mesmo ano com o início do curso: Elaboração de projetos, coordenado pela professora Elenir Fanin, cada cursista teria que desenvolver um projeto de pesquisa que fosse de interesse dos alunos. Ao retornar a sala de aula dialogamos, mas sempre ficava em destaque a água, os alunos me questionavam porque eles teriam que completar a garrafa de água e não podia derramar e pegar outra gelada? Orientei os mesmo sobre o desperdício, pedi para observar a caixa d água e a escovação de dentes após o recreio, foram vários os questionamentos; Mas muitas das vezes os próprios colegas ao refletirem tinham algumas respostas. Foi assim, por meio de dúvidas e problemas, que o projeto se estruturou. Os alunos queriam dar sentido à água estimulei o surgimento de mais perguntas quando percebi que a conversa poderia ser o pontapé inicial para abordar os estados físicos da água e sua conservação, tendo em vista que desde o início da alfabetização, devemos formar nos alunos hábitos adequados de utilização da água de seu ambiente com a finalidade de evitar o desperdício.
Foi ai que fiz a escolha do tema, no início senti um pouco de medo, porquanto achava que o tema era complexo demais para a idade deles; (6 e 7 anos). Mas decidi trabalhar o Tema: Água, com o objetivo de descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre a água, seus estados, características e transformações.
Por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e principalmente auxiliadora no processo de construção de conhecimento, tendo em vista que é fundamental essa construção de conhecimento nas séries iniciais. Podemos sensibilizar as crianças do 1º Ano sobre a importância da água na vida de todos os seres vivos, aprender a não desperdiçar água, sabendo se que os alunos tem o poder de orientar sua própria família.
Sendo assim temos que dar mais atenção à alfabetização científica no projeto pedagógico, e oferecer uma abordagem baseada na realidade dos estudantes para ir cada vez mais fundo na exploração dos conceitos. "As crianças são grandes observadoras. Ignorar a curiosidade natural é ignorar seus saberes e a importância da Ciência investigativa, ’ pois segundo René Descartes (1596-1650): "A dúvida é o início do conhecimento". Grandes descobertas científicas partiram de questionamentos simples, levantados por crianças.
Porquanto sabemos que até mesmo o meio de comunicação em massa (TV) enfoca que: ‘Não são as respostas que move o mundo e sim as Perguntas’.
DESENVOLVIMENTO
O projeto de pesquisa com o tema: Água pretende oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, da Esc. Mun. Norberto Schwantes, à oportunidade de desde o inicio de sua vida escolar criar conceitos e hábitos adequados de utilização da água de seu ambiente, com a finalidade de evitar o desperdício e de respeitar o meio ambiente ao longo de sua vida.
Para formar o conceito de aprendizagem na clientela foi necessário o uso de diversos procedimentos para atingir o objetivo esperado, como:
· Definição do tema a ser pesquisado;
· Elencar as curiosidades dos alunos em relação ao tema;
· Para que trazer garrafa para sala de aula;
· Porque temos que completa a garrafinha de água em vês de derramar e pegar outra gelada;
· Porque a cor da água do colega não é da cor da minha;
· Levar copos transparentes para sala para os alunos observarem a cor da água;
· Pedir para os alunos provar a água;
· Sentir o cheiro d água;
· Mudar a cor da água com polpas de frutas da realidade (caju);
· Levar jarra transparente para os alunos encher copos de cristais com água;
· Observar as características da água;
· Pedir para os alunos trazerem de rios próximos a sua casa um pouco de água em uma garrafa;
· Observar a cor da água trazida por alguns alunos, e relacionar com a cor da água fornecida pela escola;
· Identificar água potável e água poluída;
· Colocar água líquida em diferentes recipientes e levar para congela;
· Observar o que acontece com o gelo;
· Colocar em uma panela de tampa transparente, água para ferver;
· Observar o que acontece com a tampa;
· Pesquisa sobre o estado físico da água na internet;
· Leitura de textos sobre os estados físico da água;
· Desenho no caderno de campo sobre o que foi observado;
· Discussão sobre a importância da água na vida de todos os seres vivos;
· Pesquisar em livros e revistas figura que representam o estado físico da água;
· Produzir cartaz com as figuras pesquisadas pelos alunos;
· Conversa dirigida sobre como podemos evitar o desperdício da água em nosso dia a dia.
Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa: Trabalhamos com a leitura e a escrita dos estados físico da água e ditado de palavras.
Ciências: Característica da água e os órgãos dos sentidos como: cor, cheiro, sabor da água e manuseio de gelo.
Geografia, Preservação do solo de áreas degradadas.
Ed. Artística. Desenho dos estados físico da água, recortes de livros e revistas dos estados físico da água.
Cronograma
Para realização do projeto de pesquisa procurarei seguir o cronograma abaixo, sem esquecer que o mesmo é sujeito a alterações;
Dias | Atividades |
12 - 08 | Definição do tema |
16- 08 | Levantamento de hipóteses |
20 - 08 | Pesquisa sobre os estados físico da água, com o auxilio da internet; |
23 - 08 | Observar a água trazida por alguns alunos, de rios próximos a casa deles, e comparar com a água da escola |
27 - 08 | Levar copos de cristais para sala para os alunos observar a cor da água, provar e sentir o cheiro da mesma |
31 - 08 | Mudar a cor e o sabor da água com polpas de frutas da realidade (caju) |
01- 09 | Usar jarra transparente para os alunos encher copos de cristais com água e observar as característica da água (líquida) |
06 - 09 | Desenhar no caderno de campo sobre o que foi observado |
10 - 09 | Colocar água líquida em diferentes recipientes e levar para congelar |
13 - 09 | Colocar em uma panela de tampa transparente, água para ferver; observar o que acontece com a tampa |
16 - 09 | Pesquisar em livros e revistas os estados físicos da água; |
20 - 09 | Conversa dirigida sobre como podemos evitar o desperdício da água em nosso dia a dia. |
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pela:
· Participação dos alunos;
· Atividades realizadas pelos alunos;
· Através dos desempenhos individuais e em grupo;
· Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
Conclusão
Ao desenvolver o trabalho investigativo percebi que o aluno tem muito a nos oferecer, nas aulas práticas os mesmo deram respostas que eu não esperava, ficando claro, que o conhecimento independe da escola e que a criança tem imensa capacidade de aprendizagem. Porque, nessa faixa etária alguma conexão dos neorônios ocorre de maneira mais rápida, possibilitando um aprendizado significativo. Basta apenas direcioná-los de maneira correta sem dar respostas prontas e acabadas, pois é nessa faixa etária que a criança tem mais plasticidade, sendo a capacidade de aprendizagem do indivíduo.
Essa forma de trabalhar é mais produtiva por que o aluno esta descobrindo algo que ele queria saber. Para o professor é mais trabalhoso, mas também compensador, pois com o aluno motivado o professor consegue fazer com que ele aprenda brincando, tornando o aprendizado prazeroso.
BIBLIOGRAFIA
PRADO,Maria Elizabette Brisola brito / AMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (organizadoras)
Elaboração de Projetos: ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009
PASSOS, Célia / Silva Zeneide
Eu gosto de Ciências: Programa de Saúde – São Paulo: Companhia, Ed. Nacional, 1996
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