Janete Apª Miorando
2º Ano Ensino Fundamental de 9 Anos
Nona Agrovila, Norberto Schwantes
Terra Nova do Norte – agosto de 2010
Justificativa
Trabalhar com projetos é uma estratégia de trabalho em equipe, que favorece a articulação entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento, na solução de um dado problema.
Realizamos um curso com a professora Elenir Fanin, sobre “pedagogia de projeto”, dessa forma cada participante do curso, procurou elaborar um projeto de pesquisa e desenvolver com seus alunos.
Pensei logo, vou montar um projeto para observar como se dá a formação do pintinho dentro do ovo, durante sua fecundação. Cheguei à sala toda animada e expliquei aos alunos a minha proposta, senti que os alunos nem ligaram, mas eu estava querendo desenvolver esse trabalho, pois eu já sabia por onde começar, ou melhor, já tinha e resposta para o que meus alunos perguntassem. Eu falava do ovo e eles contando sobre a pescaria que eu dos alunos havia feito no final da semana.
De repente um aluno me pergunta:
______Professora, por que está tão difícil achar minhocas, eu e meu pai procuramos lá em casa e na casa da minha avó e não achamos, na época da chuva as minhocas andam até por cima da terra e agora nem cavoucando se acha?
Mas eu como professora não sabia nada sobre minhocas, então seria melhor falar sobre o ovo, tentei novamente e os alunos só falavam das minhocas.
Iniciamos um dialogo sobre esse assunto e percebi que era isso que interessava os alunos naquele momento, e não o ovo.
Entrei em pânico, e durante um encontro de Formação Continuada, falei aos colegas, para a Elenir e o Professor Domingos Jari Vargas, sobre o que estava acontecendo, eles acharam o máximo e falaram que eu deveria trabalhar o que os alunos queriam saber.
Minha nossa, voltei para a sala e comecei a conversar com os alunos sobre o assunto das minhocas, que era o que eles queriam saber. Qual não foi minha surpresa ao descobrir quantas curiosidades eles tinham sobre aquele animal que até então eu não pegava na mão, não dominava aquele assunto, o que eu ia fazer? Acostumada a elaborar projeto sozinha e ao chegar ao aluno eu já sabia a resposta.
Iniciei um dialogo com eles, e percebi o quanto eles estavam interessados e motivados para descobrir tudo sobre a vida das minhocas: Onde vive? O que comem? Como se locomovem? Como se reproduzem? Por que na época da seca é difícil encontrar minhocas? Como é o corpo das minhocas? O tempo de vida? Como respiram?
Ainda eu estava com medo, ou insegura não sei o que era, mas sentia que não dominava aquele trabalho da forma como estava acostumada com tudo pronto, e nessa forma de trabalhar eu como professora estaria aprendendo junto com os alunos.
Aproveitando essa curiosidade ou interesse pelo tema, optei em trabalhar dessa forma, montamos um projeto cujo tema é: As minhocas e estarei direcionando o trabalho e aprendendo junto com os alunos, motivando os a encontrarem suas respostas, através da observação, comparação, com a ajuda da internet e leituras bibliográficas, observação direta. O presente trabalho tem o intuito de despertar nos alunos o interesse pela preservação da natureza, a sensibilizá-los em relação à extinção de animais.
OBJETIVO GERAL
· Trabalhar a interdisciplinaridade, com alfabetização através de projeto.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.
· Aprender a usar os recursos dos programas de editor de texto – writer;
· Aprender a pesquisar na internet sobre o tema em estudo;
· Estabelecer relações entre características e comportamento dos seres vivos;
· Formular perguntas e suposições sobre o tema em estudo;
· Organizar e registrar informações por meio de desenhos, esquemas, listas e pequenos textos, sob a orientação do professor.
· Sensibilizá-los sobre a extinção dos animais selvagens e domésticos.
Desenvolvimento
· Definição do tema a ser pesquisado;
· Elencar as curiosidades dos alunos em relação ao tema;
· Onde as minhocas vivem;
· O que elas comem;
· Como elas andam;
· Como as minhocas nascem;
· Como é seu corpo;
· Minhoca tem boca e Anus;
· Minhoca faz coco;
· Minhoca vive somente em solo úmido ou pode ser seco;
· Minhoca vive se colocada dentro da água;
· Pra que serve minhoca;
· Pesquisa sobre as espécies de minhoca, com o auxilio da internet;
· Observação de uma minhoca que estava ampliada, com o recurso da internet;
· Coleta de minhocas;
· Observação das minhocas com o auxilio da uma lupa;
· Leitura de textos sobre minhocas, minhocarios,
· Relatório no caderno de campo sobre o que foi observado
· Desenho de minhocas indicando suas partes;
· Observar os túneis que elas fazem no solo, através de figuras de livros;
· Montar um minhocario dentro de um vidro transparente, com bastante água;
· Montar um minhocário dentro de um vidro transparente com pouca água;
· Observar no vidro, os túneis que as minhocas fazem;
· Trabalhar animais vertebrados e invertebrados;
· O habitat natural de cada animal;
· Animais aquáticos e terrestres;
· Extinção de animais;
· Diferentes tipos de solo;
· Alimentação das espécies;
· Diferentes tipos de moradias;
· Produção de pequenos textos;
· Desenho através do Tux Paint.
Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa: Trabalhamos com a produção de textos em forma de relatório, paródia da música “a serpente”, verbos quando se tratava de grupo, em alguns momentos era individual, por exemplo: eu fiz um relatório, nós fizemos um relatório, letra maiúscula e minúscula.
Ciências: A través da pesquisa com as minhocas, trabalhamos animais vertebrados e animais invertebrados, animais aquáticos e terrestres, diferentes habitats dos animais, alimentação dos animais e do ser humano, animais em extinção, seres vivos e não vivos.
Geografia e história: Espaço que a minhoca ocupa chamados túneis, moradia de outros animais e do ser humano, localização de algumas espécies, preservação do solo, localização do espaço de cada aluno na sala, localização do espaço que a família ocupa onde mora, no caso limites territoriais entre sua família e seu vizinho.
História:
Ed. Artística. Desenho de alguns animais inclusive da minhoca, recorte de seres vivos e não vivos animais invertebrados e vertebrados, aquáticos, terrestres.
Matemática: Comparação das minhocas de acordo com o tamanho, maior a menor, cada aluno trouxe para escola um pote com algumas minhocas para colocar no minhocário, contamos as minhocas, anotamos o nome do aluno e o número referente as minhocas que ele trouxe, em seguida somamos as de um colega com as do outro, trabalhando assim adição de unidades e dezenas.
Educação física: Brincamos com movimentos corporais através da paródia “A serpente”, no lugar de serpente colocamos “A minhoca”.
Cronograma
Para realizar essa pesquisa procurarei seguir o cronograma abaixo, sem esquecer que o mesmo e maleável sujeito a alterações;
Dias | Atividades |
02 / 08 / 2010 | Definição do tema |
04/08/2010 | Levantamento de hipóteses |
06/08/2010 | Pesquisa sobre as espécies de minhoca, com o auxilio da internet; |
09/08/2010 | Pesquisa sobre as espécies de minhoca, com o auxilio da internet; |
12/08/2010 | Pesquisa sobre as espécies de minhoca, com o auxilio da internet; |
16/08/2010 | Coleta de minhocas |
20/08/2010 | Observação das minhocas com o auxilio da uma lupa; |
25/08/2010 | Leitura de textos sobre minhocas, minhocários |
30/08/2010 | Relatório no caderno de campo sobre o que foi observado |
01/09/2010 | Desenho de minhocas indicando suas partes; |
03/09/2010 | Observar os túneis que elas fazem no solo, através de figuras de livros; |
09/09/2010 | Montar um minhocário dentro de um vidro transparente, com bastante água; |
14/09/2010 | Montar um minhocário dentro de um vidro transparente com pouca água; |
17/09/2010 | Seleção e escolha dos alunos para a apresentação. |
21/09/2010 | Observação dos trabalhos que serão expostos |
25/09/2010 | Apresentação da Mostra do Conhecimento, na escola. |
Avaliação
· O referido projeto ainda está em andamento, não foi concluído;
· A partir da produção escrita dos alunos relatada no caderno de campo;
· Domínio do tema pesquisado;
· O interesse de cada um durante os trabalhos de campo;
· A partir de desenhos;
A avaliação do todo do trabalho, posso dizer que está sendo produtiva tanto para os alunos como para mim que sou professora, também aprendi com os alunos, percebi que pelo fato deles saberem que eu estava aprendendo com eles e mostrar interesse no que eles falavam, deixava-os motivados a descobrir coisas novas a cada dia, para trazer a escola e apresentar aos colegas e a professora. Darei continuidade ao trabalho.
Bibliografia
Batituci Graça
A maneira Lúdica de ensinar. 3ª série do ensino Fundamental/
Graça Batituci, Clécia Márcia de A Melo 0 Belo Horizonte: FAPI,200
VL 04
Diferentes espécies de minhocas. www.minhocobox.com. BR.
Acesso em: 30 ago 2010.
Maria Angélica Haddad & Rosana Moreira da Rocha
Depto de zoologia, UFPR
Apostila, manual de Aulas Práticas: invertebrados
Rodrigues, Rosicler Martins
Ciências para crianças: ensino fundamental /
Rosicler Martins Rodrigues: Assessoria de Ligia
Riceto / São Paulo: IBEP, 2005. ( Coleção ciências para crianças).
Nenhum comentário:
Postar um comentário