terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Projeto Higiene bucal e corporal.


ESCOLA MUNICIPAL NORBERTO SCHWANTES, 9ª AGROVILA
Eliane Lázari da Silva
Educação Infantil

OBJETIVO GERAL

 O objetivo principal do Projeto "Higiene corporal e bucal" é sensibilizar os
alunos para o direito à saúde, e a busca permanente da compreensão de seus determinantes, capacitá-los para a utilização de medidas práticas de proteção e recuperação da saúde.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·         Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
·         Identificar doenças causadas por falta de higiene;
·         Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
·         Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha, e escova os dentes após as principais refeições;

·         Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo;
·         Buscar a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos
hábitos de higiene.
·         Promover palestra com pessoas habilitadas na área da saúde;
·         Fazer escovação bucal após tomar o lanche.

INTRODUÇÃO

       Em se tratando de educar para higiene bucal e corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo, nesse caso a presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
      Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz respeito à saúde, à limpeza corporal e à postura.
       Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.


JUSTIFICATIVA


O Projeto "Higiene bucal e corporal", é uma proposta que possibilita e garante uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.

Tratar de higiene e saúde é um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem, sendo que, transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através
desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.

É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
A proposta quer mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece
carinho e cuidados especiais.

METODOLOGIA

Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos, são informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal e bucal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene.
·         Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário.
·         Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
·         Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas.
·         Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc, além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
·         Dentes: Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite deve ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
·         Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
·         Cabelos: Devem ser cortados habitualmente, lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.
·         Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cuidado.
·         Mostrar os riscos de cabelos sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.     

QUESTIONAMENTOS:

·         Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·         O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
·         Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
·         Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
·         Como devo conservar os meus pés? Por que?
·         Como devem estar as roupas que uso para ir à escola?
·         Que roupas devo usar para dormir?
·         E para passear?
·         Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

Para o desenvolvimento do projeto será utilizado:

Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, entrevista com enfermeiras etc.














                                                                                                                                      








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