terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Projeto Os Cupins Subterrâneos


Escola municipal Norberto Schwantes
Visita à uma propriedade com cupins.
  Orientadora: Maria Valdete
Público Alvo: 4ª série
  Setembro de 2010

Justificativa
 
A principal função do trabalho é que os alunos saibam como é que os cupins formam suas casas e como é que eles vivem.  A nossa preocupação através desta pesquisa é descobrir como fazer para acabar com esta espécie de cupim, sem ter que fazer o uso de produtos tóxicos.
 
Objetivos
·    Conhecer as espécies de cupins subterrâneos presentes em nossa região e que eles possam perceber as diferenças entre suas casas, além de observarem o modo como eles vivem.
·    Pesquisar usando recursos tecnológicos tais como computador, internet e outros programas como tux paint e writer para registrar os conhecimentos.

 Metodologia

Este trabalho foi realizado através de um diálogo com os alunos da 4ª série, onde a problemática surgiu da curiosidade deles em fazer uma pesquisa para saber como fazer para terminar com os cupins que estão destruindo suas propriedades.
Através desse diálogo foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos para observar como é formada a casa dos cupins. Depois da pesquisa em campo, os alunos pesquisaram na internet as
formas naturais de combate a esta praga, produziram texto e representaram em forma de desenhos.


Cronograma

·     No dia 27/08/2010, os alunos da 4ª série saíram para uma pesquisa de campo, para observar como são formadas as casas dos cupins.
·     No dia 30/08/2010, foi discutido com os alunos sobre como terminar com esses tipos de cupins subterrâneos.
·     No dia 10/09/2010 fomos fazer o uso dos recursos tecnológicos, como por exemplo, o laboratório de informática pesquisando na internet as formas de combate natural aos cupins subterrâneos.
·     No dia 13/09/2010 fizeram textos, desenhos e digitaram seus textos

·     No dia 15/09/2010 tivemos outra discussão sobre os cupins onde eles continuaram produzindo textos e desenhos para pôr em mural.
 Avaliação

Será feita através do desenvolvimento de cada um após a realização de seus trabalhos, exemplo suas produções textuais e desenhos.

Bibliografia

PAULO, Wilson Roberto, Biologia seres vivos. Ática, 1 ed, 2008.
Cupim, insetotec. Disponível em:www.insetotec.com.br. Acesso em 10 sets 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário